segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Cândido Portinari


Biografia

Nasceu em 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café no interior do Estado de São Paulo, na cidade de Brodósqui. Foi como ajudante de um grupo de pintores e escultores italianos que restauravam uma igreja na região de Brodósqui, que Portinari descobriu sua veia artística. Em 1918, partiu para o Rio de Janeiro para estudar na escola Nacional de Belas Artes. Em 1928, conquista o prêmio de viagem ao estrangeiro, Portinari conhece vários países, na qual faz várias exposições que promovem inúmeros prêmios e elogios.

Dentre eles está a segunda menção honrosa na exposição internacional do Instituto Carnegie nos Estados Unidos pela tela Café e na galeria Charpentier, França, onde foi agraciado pelo governo francês e em Buenos Aires, no salão Peuser, onde recebeu também grandes homenagens por parte das autoridades, artistas e intelectuais do país.

Possui um acervo com cerca de 4700 trabalhos, incluindo painéis e murais. Alguns exemplos desses trabalhos estão em Belo Horizonte no conjunto arquitetônico da Pampulha, projeto realizado com Oscar Niemeyer, em Juiz de fora , São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York etc. fez parte do partido comunista e em conseqüência disso exilou-se no Uruguai onde pintou o painel A Primeira Missa no Brasil encomendado pelo Banco Boavista no Rio de Janeiro.

Portinari faleceu em 1962 por envenenamento crônico por causa das tintas a óleo que usava.

ESTILO

Não possui um estilo determinado, com suas viagens conheceu várias obras e incorporou elementos muralistas e do cubismo.

ANÁLISE DAS OBRAS

Observando as obras de Portinari, percebemos a utilização de cores primárias, tintas a óleo e carvão. Fez alguns auto-retratos e retratos de conhecidos como Olga Benário e Mário de Andrade. Retratou festas de casamento na roça, cangaceiros, boi bumba, frevo, samba, gaúchos, índios, retirantes, plantações e outros.

Obras

Painéis em Juiz de fora

cavalos

As quatro estações


Jorge Amado



Olga Benário




Café





D.Quixote




Lançando Boi




Casamento na Roça




Retirante Grávida




Rio de Janeiro




Nossa Senhora Aparecida




Gaúchos






Preto




Auto-Retrato




2 comentários:

thayane disse...

eu estou fazendo já o meu segundo quadro de pintura a ólio e me espiro muito em portinari,gosto muito dos trabalhos em tela que ele faz e agora estou fazendo o dever de casa que é fazer um dos quadros dele e escrever sobre a vida portinari,já escrevi tudo que encontrei e agora vou tirar copia e começa a me enteresar muito e muito mais em grandes pintores igual ao portinari,então é só isso pessoal.

NOME:Thayane
IDADE:11 pra 12 anos
TRABALHO:Estudante
espero que se interesem em portinari e outros pintores assim como eu.

thayane disse...

eu estou fazendo já o meu segundo quadro de pintura a ólio e me espiro muito em portinari,gosto muito dos trabalhos em tela que ele faz e agora estou fazendo o dever de casa que é fazer um dos quadros dele e escrever sobre a vida portinari,já escrevi tudo que encontrei e agora vou tirar copia e começa a me enteresar muito e muito mais em grandes pintores igual ao portinari,então é só isso pessoal.

NOME:Thayane
IDADE:11 pra 12 anos
TRABALHO:Estudante
espero que se interesem em portinari e outros pintores assim como eu.