sábado, 29 de setembro de 2007

Georgia O'Keeffe

Biografia:


Georgia O'Keeffe nasceu em 15 de novembro de 1887, a segunda de sete filhos, e cresceu em uma fazenda em Sun Prairie, Wisconsin. Na infância estudou em casa, a suas habilidades foram rapidamente reconhecidas e encorajadas pelos professores que teve na época escolar. Quando terminou a escola, em 1905, O'Keeffe resolveu traçar seu caminho como artista.

O'Keeffe estudou no Art Institute of Chicago (1905–1906) e no Art Students League, Nova Iorque (1907–1908). Em 1908, ela venceu o prêmio League's William Merritt Chase por sua pintura a óleo sem título (Dead Rabbit com Copper Pot). Logo depois, entretanto, O'Keeffe parou de fazer arte, dizendo que nunca conseguiria alcançar distinção trabalhando nisto.



Seu interesse por arte foi renovado quatro anos depois quando fez um curso de verão para professores de arte na University of Virginia, Charlottesville, ministrado por Alon Bement do Teachers College, Columbia University. Bement apresentou a O'Keeffe as então revolucionárias idéias dos colegas no Teachers College, o artista e professor de artes Arthur Wesley Dow.

Dow acreditava que o objetivo da arte era a expressão das idéias e sentimentos pessoais do artista e que isso se mostrava bem através de arranjos harmoniosos de linha, cor e notan (o sistema Japonês de claro/escuro). As idéias de Dow deram a O'Keeffe uma alternativa ao realismo imitativo, e ela experimentou junto a eles por dois anos, enquanto ensinava artes em Amarillo, Texas, em escolas públicas ou trabalhando nos verões na Virginia como assistente de Bement.

O'Keeffe esteve em Nova Iorque novamente do outono de 1914 a Junho de 1915, dando aulas no Teachers College. No outono de 1915, quando ensinava artes na Columbia College, Carolina do Sul, ela decidiu colocar as teorias de Dow em teste. Em uma tentativa de descobrir uma linguagem pessoal através de que ela pudesse expressar seus próprios sentimentos e idéias, ela começou uma série de desenhos abstratos a carvão, que foram reconhecidos como os mais inovadores da arte americana da época. O’Keeffe enviou alguns dos desenhos a um colega de Columbia, que os mostrou para um fotógrafo internacionalmente conhecido e empresário de artes, Alfred Stieglitz,em 1º de janeiro de 1916.

Stieglitz começou a se corresponder com O'Keeffe, que tinha voltado para Nova Iorque naquela primavera para assistir aulas na Teachers College, e ele exibiu 10 de suas artes abstratas de carvão em Maio, em sua famosa galeria avant-garde, 291. Um ano depois, ele fechou as portas desse importante espaço de exibições, com exposição de apenas uma pessoa: o trabalho de O’Keeffe. Na primavera de 1981 ele ofereceu apoio financeiro a O’Keeffe, para pintar por um ano em Nova Iorque, que ela aceitou, mudando-se para lá do Texas, onde ela era afiliada com a West Texas State Normal College, em Canyon, desde o outono de 1916. Logo depois de sua chegada em Junho, O’Keeffe e Stieglitz, que se casaram em 1924, se apaixonaram e conseqüentemente, moraram e trabalharam juntos em Nova Iorque (inverno e primavera) e na casa da família de Stieglitz, em Lake George, Nova Iorque (verão e outono) até 1929, quando O’Keeffe passou o primeiro de muitos verões pintando em Novo México.

De 1923 até sua morte em 1946, Stieglitz trabalhou assídua e efetivamente para promover O’Keeffe e seu trabalho, organizando exibições anuais de sua arte em “The Anderson Galleries” (1923–1925), “The Intimate Gallery” (1925–1929) e “An American Place” (1929–1946). Em meados dos anos 20, O’Keeffe começou a pintar retratos em grande escala, de flores, como se fossem vistas mais de perto, que estão entre suas melhores pinturas conhecidas, ela tinha se tornado conhecida como uma das artistas mais importantes e bem sucedidas dos Estados Unidos.

Três anos após a morte de Stieglitz, O’Keeffee mudou de Nova Iorque para seu amado Novo México, onde as deslumbrantes vistas e paisagens tinham inspirado seu trabalho desde 1929. Ela morou em sua casa em Ghost Rach, a qual ela comprou em 1940, e na casa que comprou em Abiquiu em 1945. O’Keeffe continuou a trabalhar com óleo até o meio dos anos 70, quando problemas de vista a forçaram a abandonar a pintura. Embora ela tenha continuado a trabalhar com lápis e aquarela até 1982, ela também produziu objetos em argila até sua saúde falhar, em 1984. O’Keeffe morreu dois anos depois, aos 98 anos

Fotos

Alguns quadros (Georgia O'Keeffe)

http://www.artst.org/okeefe/



Alguns quadros (Georgia O'Keeffe)

Alguns quadros (Georgia O'Keeffe)